Campeonato Paulista – 1926 (Extra)

Visando diminuir a lacuna de competições entre o final de 1926 e começo de 1927, a APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) organizou um Campeonato Paulista Extra, vencido pelo Palestra Italia. O estadual deste mesmo ano se encerrou em setembro, com a vitória palestrina diante do Sílex, por 7 a 1, e como o torneio seguinte tinha previsão de início somente para maio, o longo período de inatividade motivou os dirigentes a realizarem pela primeira vez esta disputa.

O regulamento determinou a divisão das oito equipes participantes em duas chaves de quatro times, sendo que os líderes de cada uma fizeram a final. O primeiro grupo foi formado por Internacional de São Paulo, Santos, Sírio e Ypiranga, enquanto Palestra, Portuguesa, São Bento de São Paulo e Sílex completaram o segundo. Na fase inicial, o Alviverde venceu bem todos os seus adversários (5 a 3 no São Bento, 4 a 2 no Sílex e 6 a 3 nos portugueses), credenciando-se para a finalíssima.

Na partida decisiva o embate foi diante do Sírio, que venceu o Ypiranga, empatou com o Internacional e se classificou com um WO sobre os santistas. Disputada no Estádio Palestra Italia, a partida foi decidida no segundo tempo, graças ao gol do experiente Amílcar Barbuy, depois de jogada iniciada pelo ponta-esquerda Perillo. Lembrando que, antes desta conquista, o Verdão venceu o Campeonato Paulista de 1926 e posteriormente a ela, a torcida teve mais um motivo para celebrar – triunfo estadual sobre o Santos na edição de 1927.

Campanha:
Jogos: 4 (4 vitórias)
Gols marcados: 16
Gols sofridos: 8

Jogo decisivo:
Palestra Italia 1×0 Sírio
Campeonato Paulista Extra de 1926 (Final)
13/02/1927
Estádio Palestra Italia. São Paulo-SP
Árbtiro: Alzemiro Ballio (SP)
Palestra Italia: Primo; Bianco e Pepe; Xingo, Amílcar Barbuy e Serafini; Tedesco, Heitor, Miguelzinho, Carrazzo e Perillo. Técnico: Ramon Platero.
Sírio: Athiê; Gilry e Raphael; Feliciano, Milanesi e Arthur; Bizoca, Caetano, Petro, Alvariza e Mamá.
Gol: Amílcar Barbuy (2ºT-PAL).