Taça Falci – 1919

Este troféu foi colocado em disputa em uma partida amistosa entre o Palestra Italia e o Minas Gerais-SP, na Chácara da Floresta, dia 16 de março de 1919. O duelo estava marcado, inicialmente, para o dia 9 de fevereiro, mas precisou ser adiado devido às fortes chuvas que encharcaram o gramado.

Entregue por Ernesto Falci, a taça foi fornecida pelo empresário Antonio Falci, imigrante italiano que morava em Minas Gerais e se mudou para São Paulo em 1914, quando fundou a Casa Falci no centro da cidade, onde hoje estão lojas de vestidos de noiva. Atuante na colônia italiana e admirador do futebol, Antonio apaixonou-se pelo Paestra Italia. Em 1922, ele voltou para Belo Horizonte e assumiu o negócio do pai, a Casa Falci, que até hoje vende material de construção na capital mineira, e seguiu envolvido com futebol, a ponto de ter se tornado presidente do Palestra Italia de MG, atual Cruzeiro, em 1927 e em 1928/29.

Palestra Italia 4×0 Minas Gerais-SP

Data: 16/03/1919
Local: Chácara da Floresta, em São Paulo (SP)
Árbitro: Manuel de Freitas Pinto Júnior
Gols: Ministro, Heitor e Aldighieri (2)

Palestra Italia: Flosi; Bianco e Grimaldi; Pedretti, Picagli e Arturo Fabbi; Forte, Ministro, Heitor, Aldighieri e Ferré. Técnicos: Giuseppe Roberti e Giuseppe Longobardi.