Taça Carlo del Prete – 1928

Patrocinada pelo Conde Francisco Matarazzo Junior, a Taça Carlo del Prete foi oferecida ao vencedor de um clássico entre Palestra Italia e Corinthians disputado no Parque Antarctica, em 23 de dezembro de 1928.

O evento foi idealizado pela Associazione Italiana Reduci di Guerra (Sociedade Italiana dos Ex-combatentes e Mutilados de Guerra) em homenagem ao aviador, major e desbravador italiano Carlo del Prete, falecido meses antes – em 8 de julho daquele ano, enquanto estava no Rio de Janeiro testando o hidroavião Savoia-Marchetti S.62, ele sofreu um grave acidente, teve uma perna amputada e foi a óbito em 16 de agosto.

Foi naquele ano de 1928, a bordo do Savoia-Marchetti S.64 e acompanhado do compatriota Arturo Ferrarin, que Del Prete conquistou o recorde mundial de duração de voo em circuito fechado (58h37 min, na Italia) e o recorde de distância percorrida sem escala, saindo de Montecelio, em Roma, e chegando a Touros, no Rio Grande do Norte, cruzando 7.163 km em 49h19 min.

O Derby foi o ponto alto de um festival em memória do aviador – antes da partida, por exemplo, membros da equipe de ginástica da Escola de Educação Física da Força Pública se apresentaram com diversas demonstrações de acrobacias, animando e prendendo a atenção da torcida e das autoridades presentes.

A partida encerrou a temporada de 1928, e o Verdão superou o rival por 3 a 1, com gols de Lara, Carrone e Osses, ficando sob posse da Taça Carlo del Prete e, de quebra, contribuindo para a história da cidade de São Paulo ao destinar parte da renda para a construção do monumento Heróis da Travessia, hoje localizado no Parque da Barragem, em frente à represa de Guarapiranga.

Palestra Italia 3×1 Corinthians

Data: 23/12/1928
Local: Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Alzemiro Ballio
Gols: Lara, Carrone e Osses

Palestra Italia: Rabello; Bianco e Miguel Paschoarelli; Amílcar, Goliardo e Serafini; Ministrinho, Carrone, Miguel Feite, Lara e Osses. Técnico: Joaquim de Almeida (Bororó).

Corinthians: Zorzan; Grané e Del Debbio; Nerino, Soares e Munhoz; Aparício, Gambinha, Rodrigues, Rato I e De Maria.