Campeonato Paulista – 1976

Campeonato Paulista – 1976

Muitas vezes lembrado como o último título de Ademir da Guia e a derradeira conquista da Academia, o título estadual de 1976, entretanto, merece outros destaques. Como, por exemplo, os 28 jogos disputados com apenas uma única derrota, o recorde de público do Estádio Palestra Italia ou os primorosos lances protagonizados por Divino e companhia.

Na primeira fase do torneio, 18 equipes jogaram em turno único, divididas em três grupos, nos quais as quatro melhores avançaram. Alocado no grupo C, o Verdão teve nove triunfos, sete empates e uma derrota, avançando como líder. Na segunda etapa, as 12 agremiações restantes se enfrentaram para, em pontos corridos, definir o campeão. O Alviverde largou com quatro vitórias seguidas e não deixou mais da ponta, brigando com XV de Piracicaba, Guarani, Botafogo, América e São Paulo.

Na antepenúltima rodada, o Palmeiras foi até o Morumbi, onde enfrentou justamente os rivais são-paulinos. O time da casa precisava desesperadamente da vitória, porém Ademir logo tratou de eliminar o adversário, marcando aos três minutos de jogo e garantindo o 1 a 0. No penúltimo compromisso, uma igualdade diante dos piracicabanos dava o título ao clube, fato que levou 40.283 palmeirenses ao Estádio Palestra Italia, um recorde que permanece até os dias atuais. Não decepcionando a torcida, Edu Bala levantou a bola na área e Jorge Mendonça marcou o tento da conquista. Na semana seguinte, os palestrinos ainda enfrentaram o Corinthians só para cumprir tabela – Jorge Mendonça marcou duas vezes, encerrando a participação esmeraldina com mais um êxito.

Campanha:
Jogos: 28 (17 vitórias, 10 empates e 1 derrota)
Gols marcados: 39
Gols sofridos: 18

Jogo decisivo:
Palmeiras 1×0 XV de Piracicaba
Campeonato Paulista de 1976 (Segunda fase – 10ª rodada)
18/08/1976
Estádio Palestra Italia. São Paulo-SP
Público: 40.283
Árbitro: Romualdo Arppi Filho (SP)
Palmeiras: Leão; Valdir, Samuel, Arouca e Ricardo Longhi; Pires e Ademir da Guia; Edu Bala, Jorge Mendonça, Toninho e Nei. Técnico: Dudu.
XV de Piracicaba: Doná; Volmil, Fernando, Elói e Almeida; Muri e Vágner; Pitanga, Nardela (Capitão), Benê (Paulinho) e João Paulo. Técnico: Dema.
Gol: Jorge Mendonça (39’ do 1ºT).

PATROCINADORES
Sportingbet
Puma
Fictor
SIL
UNIASSELVI
D’Italia Panelas
Ademicon
PARCEIROS
Pernambucanas
Elo
Canon
Gatorade
A9
wemobi
Socios.com
Zé Delivery
Total Grass
APOIO
CBCP
Desenvolvido por Foursys