Taça Cruz Vermelha Italiana – 1916

Taça Cruz Vermelha Italiana – 1916

Fundado em 1911, o Comercial de Ribeirão Preto realizou uma série de amistosos naquela década buscando popularizar o clube. Uma dessas partidas, em 1916, marcou a estreia do Palestra Italia atuando na região norte do Estado de São Paulo.

Em jogo, estava a Taça Cruz Vermelha Italiana. O objetivo era angariar fundos para a entidade de assistência humanitária de mesmo nome, já que a Itália atravessava um momento caótico em meio à Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918). Naquela época, a maioria das cidades do interior paulista concentrava muitos imigrantes italianos que trabalhavam nas lavouras, sobretudo de café, e Ribeirão Preto era uma delas.

Este foi o primeiro troféu obtido pelo Palmeiras em um jogo beneficente, prática que viria a se tornar comum nas décadas seguintes.

Comercial de Ribeirão Preto 2×4 Palestra Italia

Data: 03/09/1916
Local: Campo da Rua Tibiriçá, em Ribeirão Preto (SP)
Gols: Severino, Bernardini e Vescovini, duas vezes

Palestra Italia: Fabbrini; Grimaldi e Bianco; Radamés Gobbatto, Arturo Fabbi e De Biasi; Savério, Vescovini, Bertolini, Bernardini e Severino. Técnico: Giuseppe Roberti.

PATROCINADORES
Sportingbet
Leapmotor
Puma
Cimed
SIL
UNIASSELVI
D’Italia Panelas
MotoChefe
PATROCINADORES DIGITAIS
PARCEIROS
Pernambucanas
Elo
Canon
Gatorade
A9
wemobi
Socios.com
Zé Delivery
Total Grass
Oxy Câmaras Hiperbáricas
AVA
APOIO
CBCP
Desenvolvido por Foursys