Departamento de Comunicação

O Palmeiras fechou nesta terça-feira (14) a contratação do meio-campista Eduard Atuesta, que defendia o Los Angeles FC, dos Estados Unidos. O jogador tem 24 anos de idade, atuava na Major League Soccer desde 2018 e assinou vínculo com o Maior Campeão do Brasil até o fim de 2026.

“Estou impressionado, é tudo lindo”, comentou Atuesta ao conhecer a Academia de Futebol. “Não vejo a hora de começar a usar os campos de jogo e as instalações do clube. Estou muito grato a Deus e à vida por estar aqui e vou tentar aproveitar ao máximo”, completou o atleta, que visitou o centro de excelência e realizou testes e exames com profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

O jogador tem 24 anos de idade e assinou vínculo com o Maior Campeão do Brasil até o fim de 2026 (Fabio Menotti/Divulgação)

Sobre ser contratado pelo atual bicampeão da CONMEBOL Libertadores, o colombiano mostrou orgulho e foco. “Uma das coisas mais bonitas desta oportunidade e um dos maiores desafios para qualquer jogador é ir para uma equipe ganhadora e seguir ganhando. Isso é o mais difícil. Não é só chegar ao topo, mas é manter-se nele. Espero contribuir ao máximo e que eu apareça em muitas paredes deste complexo como campeão”, declarou.

Atuesta iniciou a carreira no Independiente Medellín, da Colômbia, onde jogou entre 2016 e 2018 – em sua primeira temporada como profissional, ajudou a equipe colombiana na conquista do Torneio Apertura. Emprestado ao Los Angeles FC em 2018, foi posteriormente adquirido em definitivo e disputou quase 100 jogos pela liga norte-americana, com nove gols e 23 assistências ao longo de quatro temporadas – foi eleito para a seleção do campeonato em 2019 e 2021 e encerra sua participação pelo Los Angeles FC como o segundo maior garçom da história do clube, além de terceiro com mais partidas (96), terceiro em jogos como titular (84), terceiro em minutos jogados (7.593) e terceiro em finalizações a gol (137).

“O Los Angeles FC é uma equipe nova e eu cheguei desde o princípio do projeto. Eu tenho um carinho enorme porque fizemos a história desde o começo e, após quatro anos de existência, logramos muitas coisas na liga nacional e na Concacaf Champions do ano passado, quando perdemos a final e ficamos próximos do Mundial de Clubes. O amor da torcida, que é muito latina, é muito bonito também. O sentimento é de gratidão e espero que minha transferência seja boa para que o clube siga crescendo. E tenho certeza de que os torcedores do Los Angeles torcerão agora para o Palmeiras também”, afirmou.

Com passagens pela Seleção Colombiana Sub-20, Atuesta foi o capitão e um dos principais jogadores da equipe no Sul-Americano da categoria em 2017, no Equador. Ele também tem no currículo convocações para a Seleção Sub-23, pela qual disputou o Pré-Olímpico do ano passado, na Colômbia, além de partidas amistosas preparatórias para o torneio.

O novo reforço será o nono colombiano a vestir a camisa alviverde na história, seguindo os passos de Rincón, Lozano, Asprilla, Muñoz, Armero, Mina, Borja e Angulo, este último em 2020. “Rincón e Asprilla são históricos para nós, colombianos. Os outros também são enormes, por isso vestiram a camisa do Palmeiras e ajudaram a construir o clube lindo que é hoje. Espero ajudar da mesma forma e que o legado dos colombianos siga crescendo no Palmeiras”, disse Atuesta, que já procurou saber mais sobre a nova empreitada na carreira.

“Perguntei ao Ivan (Angulo) sobre o clube, a cidade, a torcida e suas palavras sempre foram: ‘Irmão, é a melhor decisão que você pode tomar, tem que ir e com certeza fará coisas importantes’. Ele é melhor que um amigo, é alguém que eu tenho a confiança máxima”, destacou.

O jogador também fez questão de agradecer o carinho que vem recebendo da Família Palmeiras: “É sempre bom sentir-se bem e que te tratem bem. Estou emocionado por chegar e ansioso para jogar no estádio para dar a eles alegrias e seguir ganhando, seguir fazendo o clube e os torcedores felizes.”