Departamento de Comunicação

O Palmeiras treinou na tarde desta terça-feira (10), na Academia de Futebol, e seguiu a preparação para enfrentar o Internacional, às 21h30 de quinta-feira (12), no Beira-Rio, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro – invicto no torneio nacional, o Verdão é o vice-líder com quatro pontos conquistados. O elenco realizou um trabalho técnico-tático com ensaio de situações de jogo e disputas em campo reduzido de cinco contra cinco. Felipe Anderson e Paulinho treinaram no gramado em separado – o primeiro já iniciou a transição física e o segundo tem avançado no tratamento da cirurgia na perna direita.

Contratado na metade do ano passado, Carlos Miguel saiu de campo sem levar gol em 11 dos 19 jogos que disputou pelo Palmeiras. Com 57,8% de partidas com baliza a zero, ostenta o melhor índice entre todos os 18 goleiros que atuaram neste século, seguido por Weverton (48%) e Marcelo Lomba (40%). “O nosso início de ano foi bem diferente, fora do comum, pois já começamos com poucos dias tendo bastantes jogos. Mas conseguimos rodar todo mundo, quase todo o time jogou já, teve minutos, e isso é muito importante. A gente já está classificado no Paulistão, com todo mundo jogando e desempenhando. Nos treinos a dedicação foi extrema, em todos os sentidos, de foco, de concentração e de parte tática. Temos de valorizar também a capacidade do nosso treinador, de nos ensinar muitas coisas em tão pouco tempo, porque a gente teve muito pouco tempo para treinar, para adquirir ritmo e adquirir físico. O mais importante é que estamos classificados, estamos invictos no Brasileiro e vamos seguir, vamos batalhar para conseguir a cada dia melhorar cada vez mais e somar mais pontos e vitórias”, afirmou.

O goleiro Carlos Miguel durante treinamento na Academia de Futebol (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Um dos destaques da equipe palestrina na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, na arena do rival, no último domingo (08), o camisa 1 realizou defesas importantes no segundo tempo da partida. “No dia a dia, a gente recebe muitas informações, vídeos também, sobre estilo de jogo, sobre novas formas de jogar, sobre como se apresentar aos companheiros, sobre como a equipe tem de se propor, e isso fortalece o coletivo. Todo mundo está muito focado em melhorar para si, para o clube e para a equipe. Agora começarão as fases finais do Paulistão e estamos bem mais adaptados um com o outro coletivamente, todo mundo em sintonia, que é muito importante. Eu só tenho que agradecer, na última partida pude ajudar e estou ali para ajudar a equipe. Que eu possa estar ali muitas vezes para colaborar o máximo possível que eu puder e é agradecer aos meus companheiros também, muitas vezes eles me ajudaram também, com todo mundo correndo por todo mundo, todo mundo ajudando todo mundo. Assim, a gente chegará lá na frente”, declarou.

O arqueiro também comentou sobre a expectativa para o jogo com o Internacional (o Palmeiras está invicto há três jogos como visitante diante do clube gaúcho: empates por 0 a 0 em 2023 e 1 a 1 em 2024 e vitória por 1 a 0 em 2025, todos no Beira-Rio – com mais uma partida sem derrota, alcança o recorde registrado entre 1978 e 1979). “Fora de casa é sempre um jogo difícil, mas a gente tem que entrar focado e empenhado. Sabemos o que temos que fazer ao entrar em campo para sair com a vitória, que será muito importante para a gente. Vamos batalhar do início ao fim para sair de lá com os três pontos”, destacou.

O Maior Campeão do Brasil bateu o Internacional nos dois turnos do Campeonato Brasileiro de 2025 (1 a 0 no Beira-Rio e 4 a 1 no Allianz Parque), repetindo os feitos de 2016 e 2021 – os gaúchos o fizeram duas vezes, em 2012 e 2014. Além disso, venceu seis dos últimos 10 jogos contra o rival, com dois empates e duas derrotas.