Desfalcado, Palmeiras sofre a primeira derrota no Campeonato Paulista

Agência Palmeiras
Renato Gerbelli

Na noite deste domingo (23), o Palmeiras foi até Ribeirão Preto para enfrentar o Botafogo-SP e sofreu a primeira derrota no Campeonato Paulista. Bastante desfalcado, o Verdão não se encontrou em campo e o Botafogo-SP, que venceu todos os seus jogos no estádio Santa Cruz, conseguiu explorar o fator casa na primeira etapa e garantir os três pontos.

Com o resultado, o Palmeiras mantém a liderança do Grupo D do Campeonato Paulista, com 23 pontos. O próximo compromisso do Verdão acontece nesta quinta-feira (27), às 19h30, contra o São Bernardo, no Pacaembu, pela décima primeira rodada da competição.

O jogo

O Palmeiras começou melhor na partida e levou perigo nos 10 primeiros minutos, principalmente nas jogadas aéreas. Após a blitz inicial, o Botafogo-SP igualou a partida e chegou até a pressionar o Verdão.

Aos poucos, o time do interior começou a ganhar o meio campo e, aos 20 min, Giovanni arrancou pela esquerda, cruzou para Mike, que apareceu no meio da zaga e desviou a bola para o fundo do gol. (Botafogo-SP 1×0 Palmeiras).

O Palmeiras respondeu rápido. William Matheus cruzou para Mendieta, que cortou o marcador e chutou em cima do zagueiro. No rebote, Valdivia finalizou na mão de Henrique Mattos. O árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, o Mago bateu no canto esquerdo e empatou a partida. (Botafogo-SP 1×1 Palmeiras).

O Botafogo-SP continuou na pressão e quase marcou o segundo com Wellington Bruno. O meia avançou pelo meio e chutou com perigo à esquerda do gol. Já aos 33 min, a equipe de Ribeirão Preto conseguiu ficar a frente do marcador novamente. Camilo roubou a bola de William Matheus no meio-campo, avançou pelo meio e bateu colocado de fora da área. (Botafogo-SP 2×1 Palmeiras).

Três minutos depois, Daniel Borges tentou o cruzamento e a bola bateu no braço de William Matheus. O juiz, erroneamente, marcou pênalti para o Botafogo-SP. Marcelo Macedo bateu no canto esquerdo, sem chances para Fernando Prass, e ampliou. (Botafogo-SP 3×1 Palmeiras).

Após os gols, o Verdão pressionou o Botafogo-SP, mas não conseguiu diminuir o marcador no primeiro tempo.

O Verdão voltou para segunda etapa com duas alterações. Bruno César e Vinicius entraram no lugar de, respectivamente, Marquinhos Gabriel e Miguel.

Precisando do resultado, a equipe alviverde foi para cima e já causou perigo aos 10 min. Bruno César enfiou bola para França, que cruzou para Valdivia no meio da área. O camisa 10 finalizou por cima do gol. Aos 23 min, o time da casa respondeu. Camilo recebeu na direita, cortou para o meio e bateu colocado no ângulo. Fernardo Prass foi buscar e espalmou para escanteio.

O Palmeiras continuou com a forte pressão sobre o Botafogo-SP, mas não conseguiu furar a retranca montada pela equipe da casa no segundo tempo e sofreu a primeira derrota na competição.

Escalação: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira e William Matheus; França, Eguren, Mendieta (Serginho), Valdivia e Marquinhos Gabriel (Bruno César); Miguel (Vinicius).

Cartões amarelos: William Matheus; Bruno César; França.

Cartão vermelho: Bruno César.

Gol:
Palmeiras: Valdivia (24’ – 1º tempo).

Botafogo-SP: Mike (20’ – 1º tempo); Camilo (33’ – 1º tempo); Marcelo Macedo (38’ – 1º tempo).